quarta-feira, 16 de agosto de 2017

ShakesPirando: Grupo de Palhaços leva Shakespeare para público infantil na Casa de Cultura no Tremembé, SP

Neste domingo, dia 20/08, às 17h, a Cia Canta Circo & Teatro apresenta a peça infantil “ShakesPirando”, na Casa de Cultura Tremembé, na zona norte da capital. O espetáculo conta a vida, obra e legado de William Shakespeare pela visão de dois palhaços. Com música, humor, mágica, acrobacias e interatividade, o grupo torna a história do famoso escritor inglês do século XVI acessível para crianças e leigos, retomando um traço que sempre foi característica de Shakespeare , o “popular”.
“Hoje em dia, Shakespeare é visto como literatura erudita e rebuscada, no entanto, a sua obra sempre teve apelo popular, com interesse em agradar tanto a nobreza quanto as camadas mais baixas, que na época não tinham acesso a qualquer tipo de educação”, afirma Weslei Soares, integrante do grupo. Como escritor, Shakespeare teve 39 obras divididas em tragédias, comédias e dramas históricos e algumas são contadas pelos palhaços Cuíca e Batatinha. Entre elas Hamlet, O Mercador de Veneza, Romeu e Julieta e Henrique V. O legado de Shakespeare é tão importante que entre suas diversas contribuições para a arte da dramaturgia, está a instituição da compra de ingressos e bilheterias no teatro, assim como a forma de organizar a plateia, que nobreza e plebe ocupasse o mesmo ambiente.
Com a peça “ShakesPirando”, a Cia Canta Circo & Teatro já circulou tanto pelo Brasil quanto por terras estrangeiras, sendo selecionados para o 40º Festival Internacional de Teatro Clássico de Almagro – Espanha (2017), V Festival Shakespeare de Buenos Aires – Argentina (2015), I Festival Shakespeare de Montevideo - Uruguai (2015). Em 2014, participaram do XV Festival de Teatro de Guaçui no Espírito Santo, vencendo os prêmios de Melhor Ator (João Rocha e Weslei Soares), Melhor Direção  e Melhor espetáculo pelo Júri Popular. No mesmo ano, participaram do Festival Nacional Ipitanga de Teatro, vencendo as categorias Destaque Teatro infanto-juvenil, Melhor Ator (João Rocha), Melhor Ator Coadjuvante (Weslei Soares).
Sinopse
Os palhaços Cuíca e Batatinha encontram um livro no meio do caminho, esse objeto que parece perdido ou jogado fora serve de inspiração para essa dupla contar e encenar muitas histórias, realizar muitas brincadeiras e interagir com a plateia. Usando a linguagem do palhaço e recursos como música ao vivo, acrobacias e mágica, os dois palhaços contam um pouco sobre a vida, obra e legado de Shakespeare e mostram que o autor do Milênio, era muito popular no seu tempo e pode ser popular nos dias de hoje.
Serviço
Local: Casa de Cultura Tremembé
Data: 20 de agosto
Horário: 17 horas
Duração: 55 minutos
Endereço: Rua Maria Amália Lopes de Azevedo, 190 – Vila Albertina
Ingresso: Gratuito

0 comentários: