sábado, 2 de maio de 2015

Maria Cristina de Aguiar Campos toma posse na Academia Mato-grossense de Letras

No dia 02.05.2015, na Academia Mato-grossense de Letras, às 19:30 h, acontecerá a cerimônia de posse de Maria Cristina de Aguiar Campos, que ocupará a Cadeira nº 16, cujo patrono é Antônio Augusto Ramiro de Carvalho e último ocupante Valdon Varjão.

Breve Currículo

Graduada em Letras (UFMT, 1984); especialista em Língua Portuguesa (UFMT, 1989), Semiótica (1995) e Semiótica da Cultura (1996); mestra em Educação, (UFMT, 1999); e doutora em Educação (USP, 2007). Professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do IFMT – Campus Cuiabá, aposentada em 2013. Possui diversos artigos publicados. É autora das seguintes obras: Pantanal Mato-grossense: O Semantismo das Águas Profundas (Entrelinhas, 2004); Conferência no Cerrado (Tanta Tinta, 2008); Manoel de Barros: O Demiurgo das Terras Encharcadas (Carlini & Caniato, 2010); e O Falar Cuiabano (Carlini & Caniato, 2014). É organizadora e revisora de várias publicações.

Lançamento do CD Mar de Xarayés

Após a cerimônia de posse, às 22:00 h, haverá o show de lançamento do CD Mar de Xarayés, do músico contrabaixista Fidel Fiori, que contará com a presença de: Igor Mariano (teclado), Wellington Berê (guitarra, violão, voz e contrabaixo), Éder Uchoa (bateria), Neto Moraes (saxofone e flauta transversal), Hendson Santana (voz), e outros convidados.
Mar de Xarayés, produto da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, foi inspirado na fusão que as águas propiciam, numa abordagem que "junta os matos" – Mato Grosso e Mato Grosso do Sul – com as fronteiras castelhanas. Oo resultado, traduzido em linguagem de jazz, apresenta uma obra versátil, que varia do rock ao jazzqueado, fusão que Fidel vem realizando.

Participaram da gravação grandes nomes da música, como o contrabaixista Jorge Helder, o cantor Jerry Espíndola e o violonista Fúlvio Paredes.

O CD homenageia Antônio Sodré, ao gravar um clássico do rock cuiabano de sua autoria, 'Sthil', e também o poeta Antônio Carlos Lima, com 'Pantan'.

0 comentários: