sexta-feira, 6 de março de 2015

Sexta no Sesc Arsenal - "Rusga", com Confraria dos Atores

CONFRARIA DOS ATORES APRESENTA O ESPETÁCULO RUSGA
A Confraria dos Atores reapresenta nos próximos dias 06, 07 e 08 de março de 2015, seu trabalho, fruto de uma intensa pesquisa, intitulado RUSGA. As apresentações serão no Sesc Arsenal, às 20h. Prestes a celebrar 5 anos de apresentações da RUSGA, a companhia propõe uma nova temporada no espaço do Sesc Arsenal. A temporada marca o retorno do espetáculo ao seu local de estreia.
A trama apresenta quatro personagens, de forma embaralhada e entrelaçada, que mostram-se alterados de forma irreversível pelos acontecimentos que permeiam a RUSGA, episódio que teve como palco a Cuiabá de 1834, no dia 30 de maio. Ao cair da noite, parte da elite cuiabana, desejosa de poder, promoveu uma matança contra seus inimigos, a elite de ascendência portuguesa, chamada pejorativamente de “bicudos”. Esse acontecimento fez parte das movimentações e revoltas contra os portugueses no Brasil durante o Período Regencial. Rusga é briga, ruptura, mas para Cuiabá esta palavra também significa uma herança política marcada por manipulações e abusos de autoridade. Uma disputa de poder e riquezas, manifestação extrema de xenofobia sob o pretexto de ideais patrióticos. Neste trabalho, a Confraria dos Atores procura apresentar imagens e sensações saturadas desse dia tenebroso e incerto, sob a ótica de diversos personagens envolvidos direta ou indiretamente com o evento.
Na busca de uma dramaturgia própria e baseada em uma criação horizontalizada, a Confraria dos Atores aventurou-se em um processo de criação coletiva, sem direção, sem dramaturgia prévia e sem hierarquias. Pautado na negociação das subjetividades de cada ator, o espetáculo é o resultado do agenciamento das visões que cada participante estabeleceu sobre o tema provocador: a RUSGA. A partir de improvisações, escrita coletiva, oficinas e experimentos em sala de ensaio, a Confraria dos Atores apresenta uma trama rizomática construída pelas visões que cada participante trouxe para o processo de composição. A escolha por esse processo difícil e demorado teve o intuito de romper com as imposições de um diretor ou dramaturgo e proporcionar uma experiência única onde nossas subjetividades tivessem espaço aberto para se expressar, compor, negociar, agenciar e entrar em choque. RUSGA é um espetáculo polifônico, composto pelas vozes de seus criadores e de seus personagens, que impuseram também suas necessidades na medida em que foram ganhando vida. Nesse rizoma incluímos ainda o público, participante essencial em razão de suas percepções e colaborações que nos permitirão aprimorar constantemente o espetáculo.
SERVIÇO:
Data: 06, 07 e 08 de março de 2015
Horário: 20h
Local: Salão Social – Sesc Arsenal
Ingressos: R$ 15,00 (Inteira), 7,50 (Meia) e 5,00 (Comerciário)
FICHA TÉCNICA
Dramaturgia e Direção: Confraria dos Atores
Atuação: Benone Lopes, Jan Moura, Karina Figueredo e Talita Figueiredo
Iluminação: Yuri Kopcak
Sonoplastia: Karola Nunes
Figurino: Talita Figueiredo
Design Gráfico: Jan Moura
Pesquisa Histórica: Benone Lopes
Músicas: Confraria dos Atores
Assistência de Produção: Roni Disarz
Fotos: Ângela Coradini

0 comentários: