domingo, 25 de janeiro de 2015

Lançamento do Windows Technical Preview tem, esta semana, a versão mais estável

A Microsoft arrisca numa nova proposta de sistema operacional com o Windows 10, com distribuição da versão de testes liberada em setembro de 2014, conforme já anunciado na mesma época neste blog. Eu instalei e estou até hoje usando normalmente.
Esta última versão baseia-se no novo conceito de virtualização nesta geração de dispositivos conectados, adaptando-se à maioria de recursos já popularizados e preparando-se para as gerações seguintes, ao contrário de todas as outras versões, muito amarradas no tempo.
Quem já usou o Windows 8 percebeu que ele não foi feito para desktops ou não leva jeito para tal. Suas funcionabilidades bem próximas aos do tablet, operação touchscreen e um visual muito confuso e graficamente pesado, forçou muitos usuários a voltarem ou permanecerem com a versão 7.
A nova versão é obviamente mais pesada principalmente por dois motivos negativos para muitos usuários: 1. Virtualização de recursos (exige conexão quase o tempo todo, mesmo involuntariamente); 2. Gráficos mais "perfumados", elaborados para um visual agradável e nobre (este último satisfazendo a maioria dos usuários que acham que a Microsoft é a salvação de suas vidas).
Nesta versão de testes existe um inconveniente muito evidente. A Microsoft tem total controle do sistema "remotamente". Pois atualiza seu sistema incondicionalmente, o deixando instável (ou tentando estabilizá-lo). Como por exemplo cancelar operações sem retornar ao modo em que parou, para atualizações do S. O., reinicializando forçadamente e deixando um longo tempo para este processo (às vezes em torno de 20 minutos), quando o usuário fica impedido de desligar o computador sob pena de danificar o Windows. E constantemente o sistema trava ou fica com um alto processamento sem motivo aparente, o que pode ser consequência das auto-análises, monitoramento e/ou correções do sistema.
Considerando este último importuno e já ciente dele, podemos desfrutar desta última versão Build 9926 do Windows 10 Technical Preview, da última semana, incluindo o assistente-pessoal Cortana e a novíssima central de notificações, até o lançamento da edição final.
Baixe o arquivo formato ISO pelo link da Microsoft:
http://windows.microsoft.com/pt-br/windows/preview-iso
Siga estas instruções para baixar Technical Preview:
1. Inscreva-se no Programa de "Insider do Windows" (uma espécie de usuário testador oficial da MS), se você não tiver já.
2. Leia os requisitos do sistema .
3. Clique em um dos links de transferência nesta página para o download de um arquivo especial, chamado de arquivo ISO - que você pode usar para instalar o Preview.
4. Quando o download estiver concluído, transferir o arquivo ISO para a mídia de instalação, como uma unidade flash USB ou DVD.
5. Inicialize o seu PC a partir da mídia de instalação e, em seguida, siga os passos para executar uma instalação limpa.

0 comentários: