domingo, 9 de novembro de 2014

Proteína da beterraba pode substituir sangue humano, diz estudo

Uma proteína encontrada na beterraba poderia ser usada para substituir o sague humano, segundo pesquisadores da Universidade de Lund, na Suécia. A explicação está na hemoglobina vegetal do legume, similar à hemoglobina presente no sangue humano.
Os pesquisadores investigam se seria possível modificar a substância da beterraba para que ela possa ser absorvida pelos tecidos humanos. O sangue produzido a partir da proteína da beterraba poderia ser usado em transfusões de emergência ou em tratamentos para câncer e doenças do sangue.
Cientistas estimam prazo de três anos para o resultado da pesquisa. Em entrevista à rede BBC, um dos membros da equipe dosse que apesar de “animador”, o estudo só deve trazer resultados concretos “no longo prazo”.
Ainda segundo a publicação, durante o primeiro ano de pesquisa, a proteína da beterraba se comportou de maneira similar à hemoglobina encontrada no cérebro. Nelida Leiva, que chefiou a pesquisa na Universidade de Lund, disse à BBC que a susbtância encontrada na planta tem entre 50% e 60% de similaridade com a hemoglobina encontrada no sangue humano, mas é mais “robusta”.
De acordo com ela, o trabalho levanta duas possibilidades: adaptar a proteína da planta para uso em humanos e usar plantas para produzir hemoglobina humana. O próximo passo da pesquisa será modificar a proteína da beterraba para verificar se ela seria aceita por porcos e, depois, por tecidos humanos.
- Band -

0 comentários: