terça-feira, 2 de setembro de 2014

WOODY ALLEN É ATRAÇÃO NO IMAGENS EM PAUTA

Homem decide ir atrás da mãe biológica de seu filho adotivo e descobre que ela é uma prostituta linda e cafona em “Poderosa Afrodite” (Mighty Aphrodite, 96 min,1995), de Woody Allen, atração dessa terça-feira, 02/09, às 19:00, no Cine Sesc Arsenal. Classificação indicativa: 16 anos.      
 
O filme integra programação do oitavo ano de exibições do “Imagens em Pauta”, projeto realizado pelo Sesc Mato Grosso em parceria com a Pró-reitoria de Cultura, Extensão & Vivência, Cineclube Coxiponés e Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso. Cada sessão é iniciada com informações sobre o filme programado. Após exibição, os participantes conversam sobre o filme e depois são convidados a tomar um gostoso cappuccino oferecido pelo Sesc Mato Grosso.
Woody Allen é o pseudônimo de Allan Stewart Konigsberg. Nascido no Brooklyn, Nova York, em 1935, começou a vida artística se apresentando em comédias de stand-up e, atualmente, é um dos diretores mais celebrados da história do cinema. Numa impressionante sequência de 47 filmes, iniciada em 1966, fez de seu auter-ego neurótico e engraçado o centro de um mundo familiar a seus fãs. Em suas comédias de amor ou de desengano, um final feliz pode não apagar o tom melancólico, e os seus dramas podem não reverter o riso diante do absurdo da vida.

Woody Allen
Allen faz um cinema existencial, onde o protagonista é a palavra. Seus filmes presumem que os espectadores estejam familiarizados com a obra de Ingmar Bergman, o existencialismo, as tradições judaicas, a teoria da comunicação, o pensamento de Freud, Nietzche e os hábitos da burguesia e da intelectualidade de Manhattan. A sua graça vem do diálogo bem-escrito, que expõe o mundo interior e as inquietações dos personagens.
Ganhador de mais de uma centena de prêmios como diretor, ator e roteirista – incluindo um Oscar de Melhor Direção por “Noivo Neurótico, Noiva Nervosa” e três de Melhor Roteiro Original “Noivo Neurótico, Noiva Nervosa”, “Hannah e suas irmãs” e “Meia noite em Paris” -, ele sempre renegou todos. Prefere continuar trabalhando disciplinarmente ano a ano.
Sobre o filme
Em Nova York, um casal adota um menino e com o tempo o pai adotivo (Woody Allen) decide saber quem é a mãe biológica de seu filho. Ele descobre que ela é uma prostituta chamada Linda (Mira Sorvino), que em filmes pornográficos usa o nome Judy Cum e que nem sabe quem é o pai do garoto. O pai adotivo decide então aconselhá-la a abandonar este tipo de vida.
As cenas do coro grego que aconselham a personagem de Allen foram filmadas em Sicília, na Itália e dão um aspecto mágico ao filme. Considerada uma das melhores comédias do cineasta nos 1990, o filme é uma comédia divertida e marcante que rendeu o Oscar de atriz coadjuvante a Mira Sorvino e mais uma indicação a Melhor Roteiro Original para Woody Allen.
Próximo Filme
Na próxima semana, o Imagens em Pauta continua o ciclo rápido com cinco filmes de Woody Allen realizados entre o final da década de 1990 e o início da década de 2000, com “Celebridades” (1998, 113 min). Não perca! Se você deseja ser avisado sobre as exibições do projeto envie um email para imagensempauta@gmail.com com a informação “Cadastrar e-mail”. Para outras informações, siga o “Imagens em Pauta” no Twitter: @ImagensEmPauta.
Sobre o Sesc Arsenal
O Sesc Arsenal é um centro cultural que conta com espaços como Biblioteca, Banco de Textos de Artes Cênicas, Teatro, Centro de Difusão e Realização Musical, Galeria de Arte e Choperia. Confira as atividades culturais que este centro cultural oferece através do blog www.sesc-mt.blogspot.com ou pelo telefone 3611 0550.
A programação do “Imagens em Pauta” é gratuita e direcionada aos curiosos e interessados em cinema. Endereço: Rua Treze de Junho, s/nº, bairro Porto (amplo e seguro estacionamento com entrada pela rua lateral). Atenção: o estacionamento do Sesc Arsenal é gratuito para pessoas que participam das atividades culturais e recreativas da unidade (incluindo Choperia e Bulixo). É preciso carimbar o ticket de estacionamento para isentar o pagamento da taxa.
Serviço
O quê: Poderosa Afrodite
Direção: Woody Allen
Quando: Terça-feira, 02 de setembro, às 19:00
Onde: Cine Sesc Arsenal
Classificação indicativa: 16 anos
Entrada Gratuita

0 comentários: