terça-feira, 22 de julho de 2014

Terça no Sesc Arsenal - Alma sem Pudor, de Nicholas Ray, é exibido no Imagens em Pauta

Alpinista social se infiltra em família rica e é capaz de tudo para conseguir o que quer em “Alma sem pudor” (Born to be bad, EUA, 1950, 93 minutos), de Nicholas Ray, atração desta terça-feira, 22 de julho, às 19:00, no Cine Sesc Arsenal. Classificação indicativa: 16 anos.
O filme integra programação do oitavo ano de exibições do “Imagens em Pauta”, projeto realizado pelo Sesc Mato Grosso em parceria com a Pró-reitoria de Cultura, Extensão & Vivência, Cineclube Coxiponés e Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso. Cada sessão é iniciada com informações sobre o filme programado. Após exibição, os participantes conversam sobre o filme e depois são convidados a tomar um gostoso cappuccino oferecido pelo Sesc Mato Grosso.

Nicholas Ray nasceu em 1911, em Galesville, no Estado de Wisconsin. Durante a adolescência, pulou de colégio em colégio, sendo expulso de vários deles. Em 1930, foi aceito pela Universidade de Chicago. Seu espírito inquieto fez com que ele largasse a faculdade e partisse para o estudo da arquitetura, sob as asas do renomado Frank Lloyd Wright.

Os conhecimentos adquiridos nessa época foram de grande valia para que Ray, no futuro, criasse um estilo próprio como cineasta, no uso das cores, do espaço cênico e, especialmente, das potencialidades do cinemascope. Em 1932, chegou a Nova York e se apaixonou pelo teatro, onde adquiriu larga experiência técnica. Após trabalhar durante anos com artes cênicas e com rádio, estreou no cinema, em 1948, com “Amarga Esperança”.
Uma revisão de sua obra revela uma notável coerência na temática e na forma. Seus personagens são verdadeiros espelhamentos da personalidade do próprio Ray: desajustados, solitários, amargurados, errantes pela noite, que lutam contra um passado que os oprime e contra uma sensação de inadequação com a ordem estabelecida. Ray foi um dos primeiros cineastas a fugir da tradição hollywoodiana de ser um mero contador de histórias. Ao contrário, percebeu que os recursos técnicos proporcionados (luz, enquadramento e montagem) lhe permitiam expressar em imagens o que se passava no íntimo de cada personagem.

Venerado nos dias de hoje por filmes como “Johnny Guitar” e “”No Silêncio da Noite”, Ray foi cultuado primeiramente pelos cineastas da nouvelle vague francesa ("Nicholas Ray é o Cinema", disse Godard). É mais conhecido pelo filme “Juventude Transviada”, que definiu a imagem de James Dean. Faleceu em 1979, vencido por um câncer no pulmão e um histórico de bebidas, drogas e jogatina.
Sobre o filme

Em “Alma sem Pudor”, Joan Fontaine interpreta Christabel Caine, uma jovem calculista capaz de tudo para conseguir o que quer. Christabel manipula a todos, incluindo a sua anfitriã Donna e seu rico namorado, Curtis. O único que percebe suas reais intenções é Nick, um escritor que se apaixona por ela. Christabel também ama Nick, mas ama mais ainda o dinheiro de Curtis.
Sempre comparado com o clássico absoluto “A Malvada”, de Joseph Mankiewicz, lançado no mesmo ano, o filme mostra que Nicholas Ray, em início de carreira, se mexia tão bem no noir como no melodrama. E conseguia, no âmbito da indústria, impor um ponto de vista e uma assinatura.

Próximo filme
Na próxima semana, o Ciclo Nicholas Ray se encerra com “A Bela do Bas-Fond” (1958, EUA). Não perca! Se você deseja ser avisado sobre as exibições do projeto envie um email para imagensempauta@gmail.com com a informação “Cadastrar e-mail”. Para outras informações, siga o “Imagens em Pauta” no Twitter: @ImagensEmPauta.
Sobre o Sesc Arsenal
O Sesc Arsenal é um centro cultural que conta com espaços como Biblioteca, Banco de Textos de Artes Cênicas, Teatro, Centro de Difusão e Realização Musical, Galeria de Arte e Choperia. Confira as atividades culturais que este centro cultural oferece através do blog www.sesc-mt.blogspot.com ou pelo telefone 3611 0550.
A programação do “Imagens em Pauta” é gratuita e direcionada aos curiosos e interessados em cinema. Endereço: Rua Treze de Junho, s/nº, bairro Porto (amplo e seguro estacionamento com entrada pela rua lateral). Atenção: o estacionamento do Sesc Arsenal é gratuito para pessoas que participam das atividades culturais e recreativas da unidade (incluindo Choperia e Bulixo). É preciso carimbar o ticket de estacionamento para isentar o pagamento da taxa.
Para cancelar o recebimento deste boletim, envie uma mensagem com o Assunto “Cancelar Recebimento” para imagensempauta@gmail.com.

Serviço
O quê: Alma sem Pudor
Direção: Nicholas Ray
Quando: Terça-feira, 22 de julho, às 19h00min
Onde: Cine Sesc Arsenal
Classificação indicativa: 16 anos
Entrada Gratuita

0 comentários: