quarta-feira, 23 de julho de 2014

Audiofilia: Panasonic anuncia a volta do Technics SL-1200

Após ter encerrado a produção do toca-discos mais famoso e vendido da história da humanidade, o TECHNICS SL-1200, a Panasonic teve que ouvir o clamor de uma considerável gama de profissionais da reprodução fonográfica [como DJs e produtores musicais] e também de audiófilos de orçamento bastante diminuto, que tinham no 1200 o expoente máximo de convergência entre preço acessível e playback minimamente fiel.
Em maio passado, um grupo composto por essa grei juntou-se no intento de promover um abaixo-assinado online direcionado ao gigante dos eletrônicos solicitando – ou exigindo – a volta da produção da linha do modelo, e parece que a empresa, por meio de um eficaz departamento de RP, deu ouvidos ao esforço.
Nesta semana que passou a Panasonic anunciou que voltará a produzir o TSL-1200, e que o primeiro lote do revival do aparelho, atualizado com nova arquitetura e engenharia para otimização do desempenho, chega às lojas – pelo menos do Japão – ainda esse ano.
- Whiplash -

Tenho reiterado a observação de que a volta do vinil é meramente um processo endêmico de saudosismo. Impossível descrever alguma vantagem no uso desta mídia. O tamanho físico, custo de produção, custo final, desgaste mecânico de peças do player, falta de liberdade na escolha das faixas e alternância de álbuns, a obrigatoriedade de um pré-amplificador de ganho corretivo da curva de equalização, presença de estalos por magnetismo e riscos, captação do som ambiente (mesmo que mínimo; pois a cápsula capta variações mecânicas do sulco do disco), possibilidade de realimentação (microfonia), ênfase no ruído de baixa frequência (60Hz), limitação nas frequências altas (não atinge com fidelidade acima dos 15kHz), ...

3 comentários:

DJ PIMENTA disse...

Tem previsão de quando estaria no mercado para venda?

Osvaldo Tancredo disse...

Já tem a venda há muitos anos no mercado. Duro é encontrar, pois quase não tem saída.

Osvaldo Tancredo disse...

Tipo esse:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-584409724-toca-discos-de-vinil-e-conversor-digital-para-mp3-ion-ilp-_JM

Quase 800,00