terça-feira, 10 de junho de 2014

Concertos Oficinais no Cine Teatro Cuiabá, sábado e domingo

Caravanas de várias nações chegam a todo momento a Cuiabá para assistir os jogos de suas seleções. Gente que vem de todos os continentes para fazer do solo cuiabano, por poucos dias, sua morada. É por isso que a Orquestra do Estado de Mato Grosso dedicará uma parte dos Concertos Oficiais de junho a revelar a tradição musical de Mato Grosso.
Voltada também à investigação das manifestações populares, desta vez, incursiona pelo universo do rasqueado, música que tem sotaque do povo cuiabano, segundo um dos compositores que são destaque do repertório, Milton Pereira De Pinho, o Guapo. Além de músico, ele é exímio conhecedor de nossas raízes musicais.
“O rasqueado era o canto de uma cidade nova‚ era um som urbano que se desenvolveu nos metais das bandas de mestre Ignácio e Albertino‚ tinha um sotaque de um povo que gostava das mesmas coisas‚ melhor dizendo, era o som e dança da Baixada Cuiabana”.
Durante a semana que antecedo o concerto, a trajetória de Guapo e de artífices do rasqueado - José Agnello Ribeiro, Mestre Albertino, Tote Garcia e Vicente dos Santos -, serão tema de nossos posts.
Os concertos ocorrem nos dias 14 e 15 de junho, às 20h e 19h respectivamente, no Cine Teatro. Ingressos começam a ser vendidos nesta terça-feira (10), na bilheteria, entre as 14 e 18 horas.
Foto: Marcos Bergamasco

0 comentários: