quinta-feira, 20 de março de 2014

Mostra Internacional de Teatro infantil comemora 6 anos

A beleza e a poesia do teatro infantil vão invadir Cuiabá, Lucas do Rio Verde e Sorriso. Em março, a Mostra Internacional de Teatro Infantil (Miti) comemora seis anos de história com uma programação que atrairá toda a família, especialmente a criançada, com atrações espalhadas pelas cidades, democratizando o acesso ao teatro.
Realizada desde 2007 pela Associação das Artes, Comunicação e Cultura de Mato Grosso (Acênica), a Miti, com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC-MT), marcará nove dias de muita magia e encantamento, com extensa programação. As peças serão apresentadas no Cine Teatro Cuiabá, no estacionamento da UFMT, no Museu de Arte Sacra e em escolas públicas de bairros da periferia da capital, estendendo sua programação ao interior do Estado.
Oficinas gratuitas
Além das apresentações, serão realizadas oficinas gratuitas voltadas aos educadores interessados em utilizar as técnicas teatrais para enriquecer o trabalho em sala de aula. Entre as principais atrações estão as oficinas de bonecos de cabaça, bonecos de dedoches e teatro de sombras, ferramentas lúdicas para uso em sala de aula, voltados a professores do ensino fundamental.
Sob a coordenação da facilitadora Michelli Sierra, as oficinas são gratuitas, mediante agendamento escolar e acontecerão entre os dias 24 e 28 de março, sempre das 14 h às 17h, no Museu de Arte Sacra.
Na segunda-feira (24.03), a oficina de bonecos de cabaça oferecerá uma releitura do teatro de Mamulengos, confeccionados à base de cabaças e materiais naturais como sementes, penas e bucha vegetal.
Na terça-feira (25.03), acontecerá a oficina de Bonecos de Dedoches, pequenos bonecos manipulados com os dedos, além da confecção da caixa de apresentações.
Na quarta-feira (26.03), será a vez da oficina de Teatro de Sombra, técnica milenar usada pelos povos orientais, oferecendo noções de iluminação, confecção dos objetos de cenas e caixa de apresentações. Os trabalhos da oficina serão finalizados na sexta-feira (28.03)
Programação
A mostra começa no próximo sábado (22.03) e segue até o dia 30 de março. Ela é gratuita e trará para Mato Grosso grupos teatrais de São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, além da presença especial de uma companhia do Chile e dos grupos locais.
A abertura oficial do evento será às 17h do dia 22, com a apresentação do espetáculo “Roda Saia, Gira a Vida”, da Cia Teatro de Anônimo (RJ), no estacionamento da UFMT. Resultado de uma vivência intensa com as técnicas circenses, a obra mergulha com humor e poesia no universo dos clowns e das trupes mambembes de circo, recriando a arte dos palhaços, dos bufões, equilibristas e acrobatas, com inspiração na arte popular.
O ingresso para cada apresentação é um brinquedo novo ou usado em bom estado que deve ser entregue na entrada de cada espetáculo.

0 comentários: