domingo, 9 de março de 2014

Exposição: Carnaval Cuiabano - no Misc

A exposição 'Carnaval Cuiabano: das marchinhas aos cordões' está aberta de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h, no Museu da Imagem e do Som (Misc), em Cuiabá. A mostra é uma homenagem às antigas marchinhas e aos músicos Inácio e Albertino, que influenciaram o rasqueado cuiabano. De acordo com a assessoria, a exibição segue até o dia 31 de março e a entrada é gratuita.
As obras foram produzidas pelos artistas plásticos Regis Gomes e Benedito Filho. Segundo a assessoria, Benedito Filho iniciou a carreira em 1988. Desde então, atuou até em 2005 como instrutor de Artes plásticas no Ateliê Livre da Secretaria Estadual de Cultura de Mato Grosso. Já Regis Gomes, começou a fazer arte em gibis na infância.
Os visitantes poderão ver exposições de alegorias, como por exemplo, a fantasia do ex-rei Momo Mário Sérgio. Conforme o artista plástico Benedito Filho, o tema carnavalesco é uma representação do que foram os cordões cuiabanos de 1960 a 1970.
Nesse período, reinavam as marchinhas, os sambas compassados e os frevos. As obras foram feitas com base em pesquisas e memórias do povo cuiabano. Entre as telas confeccionadas por Benedito Filho estão 'O Cordão da Estrela do Oriente', 'O Cordão Marinheiros' e o 'Cordão Estrela Dalva'.

0 comentários: