terça-feira, 15 de outubro de 2013

Espetáculo conta a história do samba no Cine Teatro

Zirigidum, do Semba ao Samba”. A história deste estilo de música contada de um jeito diferente por cuiabanos, numa viagem pela trajetória do ritmo. A apresentação acontece nesta terça-feira (15.10), no Cine Teatro Cuiabá, às 20h. O espetáculo cênico musical, inspirado no samba, leva ao palco nomes consagrados como Pixinguinha, Cartola, Noel Rosa, Clementina de Jesus, Jovelina Pérola Negra, Dona Ivone Lara, além do choro, marchinhas de Carnaval e samba enredo.
Haverá show, com produção do Caçula do Pandeiro Produções e Eventos, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT), que mostra desde as raízes african6as, até a chegada ao Brasil, ícones importantes da cultura popular brasileira, numa releitura da trajetória do samba, que vem passando pelos batuques africanos e samba de roda.
Naquela época, o Samba era chamado de “Semba” pelos negros em Angola e no Congo, criando raízes no Brasil por volta da metade do século 1920, diversificado como Samba.
No repertório, vão ser apresentadas músicas como “Pelo Telefone”, o primeiro samba gravado do Donga, “As rosas não falam”, do Cartola, “Feitiço da Vida”, de Noel Rosa, entre outras. Encerrando o espetáculo, vai ter o tributo a Clara Nunes, com a rainha do samba cuiabano Semites Azevedo.
O produtor
Produtor cultural, músico, dançarino e educador, Caçula é presidente da Associação Cultural Caçulas do Pandeiro e produtor de eventos da Bateria Explosiva Show. Atua na Escola Estadual “Santos Dumont” como monitor do programa “Mais Educação”, desde 2008. É professor de dança e pandeiro desde 1997. Tem experiência com Espetáculo de Afro e Samba Musical que conta a história do samba. Participou três vezes do “Programa do Faustão”, da TV Globo, no quadro “Se Vira nos 30” (2003/2004). Tem participação no Ação Global “Serginho Groisman” (09/04/2005). O grupo foi finalista do 2º Prêmio da Cultura Viva do MINC (2007). Participou também do Festival Internacional de Cultura e Turismo em Pequim – China e Paris (2007); Desfile na Escola de Samba do RJ “Unidos da Viradouro” (2006/2007/2008), “Estação Primeira de Mangueira” como Rei Momo, representando Cuiabá/MT no ano de 2013. O grupo apresentou o espetáculo Cuiabaninho “A História do Samba Contada por Cuiabanos” em 04 de maio de 2013.
Ingressos
Os ingressos estão sendo vendidos na bilheteria do Cine Teatro Cuiabá, na avenida Getúlio Vargas, no valor R$ 20, sendo R$ 10 a meia entrada, mais 1kg de alimento não perecível que será destinado à Associação dos Amigos das Crianças do Câncer de Mato Grosso (AACC-MT). Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (65) 9621-3992, (65) 9232-4145 ou (65) 3624-5845.
- O Documento -

0 comentários: