quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Piauí: Alepi aprova entrada gratuita de músicos em casas de shows

Os músicos piauienses terão, a partir de agora, entrada gratuita em casas de shows e eventos artísticos no Estado. A gratuidade é garantida com a aprovação na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) do Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Fernando Monteiro (PTB). O projeto será assinado nesta quinta-feira (08), a partir das 8h30, no Palácio de Karnak, pelo parlamentar, representantes do Conselho Regional da Ordem dos Músicos do Brasil e o secretário estadual de Governo, Wilson Brandão.
De acordo com o projeto, os músicos estarão isentos da cobrança de entrada em shows, espetáculos e similares, em todo o Piauí. Porém, para receber o benefício o profissional deve estar regular com o Conselho Regional da Ordem dos Músicos do Estado e portar a carteira devidamente atualizada. Segundo o presidente do Conselho, Luciano Calixto, não devem ocorrer perdas para os proprietários de festas e casas de show.
O presidente da entidade explica ainda que o Conselho somente credenciará para o gozo dos benefícios, aqueles que estejam quites com suas obrigações. “São poucos os músicos que estão disponíveis para assistir a shows, já que grande parte vai estar trabalhando no mesmo horário e também cada músico tem suas preferências musicais”, disse Calixto.
O deputado Fernando Monteiro avalia que os músicos do Piauí terão condições de uma melhor aproximação com profissionais de outros Estados. “O projeto incentiva a valorização e a difusão das manifestações culturais. Dessa forma, quando tivermos cantores nacionais em nosso Estado, os músicos vão poder aprimorar seus conhecimentos, realizando uma troca de informações, o que não vem ocorrendo atualmente”, disse Monteiro.
Na Câmara Municipal de Teresina, um projeto com o mesmo teor, de autoria do vereador Carlos Filho (PTB), foi vetado pelo prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB). A gratuidade para músicos já está em vigor em algumas capitais brasileiras. “Nada mais justo, além de legítimo, que o músico adentre em recintos onde se apresenta shows musicais, sem a necessidade de pagamento de ingresso ou outro meio de cobrança, porquanto, para o profissional da música a sua presença em shows, tem como propósito o seu aperfeiçoamento”, finalizou o parlamentar. 
- redacao@cidadeverde.com -

0 comentários: