sábado, 20 de julho de 2013

Pesquisadores usam urina para dar carga à bateria de telefone celular

Pesquisadores do laboratório de robótica da Universidade de Bristol, no Reino Unido, afirmam ter descoberto uma forma de usar urina para carregar a bateria do celular. Segundo a publicação científica "Physical Chemistry Chemical Physics", essa foi a primeira vez que o líquido permitiu dar carga a um aparelho disponível no mercado. O experimento foi divulgado nesta terça-feira (16).
No projeto, a urina alimentou uma célula a combustível microbiana, que produz uma pequena quantidade de energia a partir de materiais impuros (esterco, por exemplo).
O "Mirror" afirma que a carga dada ao aparelho da Samsung, usado nos testes, seria suficiente para fazer uma ligação rápida, enviar um e-mail ou navegar na internet. "É uma descoberta empolgante. Usar resíduos como fonte de energia é algo muito ecológico", afirmou o professor Ioannis Ieropoulos, um dos especialistas envolvido no projeto. Segundo ele, realizar uma ligação é o que consome mais energia.
O objetivo do grupo é, futuramente, completar a carga de eletrônicos portáteis com o uso de urina. Há ainda planos de criar banheiros inteligentes, em que o resíduo seria a fonte de energia para o chuveiro elétrico e iluminação.
- UOL -

0 comentários: