terça-feira, 4 de junho de 2013

Marcha das Vadias - sábado, 08/06/13

Despeito?
Jeito de vestir é manifestação cultural. É identidade única de cada um. É pensar do seu jeito. É interpretar o mundo de sua forma. Porque pensar, vestir e sorrir não agride.

A Marcha das vadias é um manifesto mundial que começou no Canadá quando ocorreram uma série de estupros dentro de uma universidade de Toronto. Um dos policiais que investigava os casos, declarou que as mulheres poderiam ter evitado o estupro se não se vestissem como "vadias", reproduzindo o discurso de culpabilização da vítima pelo estupro. Por isso, milhares de mulheres marcham no mundo pelo fim da violência contra a mulher e a opressão de gênero.
Na primeira edição da Marcha das Vadias em Cuiabá (ocorrida em 2 de Junho de 2012), mais de 500 pessoas tomaram as principais avenidas do centro da cidade, mostrando seus corpos e cartazes cheios de protestos e indignação.
A segunda edição está marcada para o dia 8 de Junho de 2013, as 15h, na Praça Maria Taquara, sob o tema "A Marcha das Vadias me representa", o manisfesto convida à todas e todos que se sentem oprimidos pelo machismo da sociedade vigente, que policia nossos corpos, nossa sexualidade, nossos comportamentos e nossa liberdade. Portanto, queremos ir além da luta contra a violência de gênero. No próximo dia 8, homens, mulheres irão às ruas marchar por respeito e liberdade!
Assessoria de Comunicação da Marcha: Anne Gomes 8114-6969.

0 comentários: