segunda-feira, 22 de abril de 2013

Ministério da Cultura distribuirá R$ 15 milhões para eventos na Copa

O Ministério da Cultura divulga em maio um edital de R$ 15 milhões que deve contemplar não só os espaços culturais dos municípios que vão receber a Copa do Mundo, como também áreas públicas. A meta do Ministério da Cultura é desenvolver cerca de 300 ações de qualquer tipo de manifestação cultural nas 12 cidades-sede da competição internacional.
Segundo a secretária-executiva do Ministério da Cultura, Jeanine Pires, “as pessoas vão poder se inscrever em diferentes categorias e valores de participação”. Em Cuiabá, muitos artistas já articulam projetos para serem colocados em prática durante o mundial, como é o caso do fotógrafo José Medeiros que deve distribuir pela cidade painéis com fotografias feitas por índios, primeiro resultado do projeto Olhar Indígena, que tem início com a etnia ikpeng, do Xingu.
O Ministério da Cultura quer financiar atividades no cinema, no teatro, na literatura, na dança, na arte contemporânea e atividades que envolvam inovação e criatividade, por exemplo.
Quanto à ocupação das áreas públicas, o Brasil vai se inspirar no modelo das Olimpíadas de Londres. “Um ponto essencial que Londres conseguiu e que é preciso que o Brasil faça é: um único festival. Ou seja, ter a cidade, o estado, o comitê organizador e o governo federal, todos imbuídos de uma mesma programação que retrate essa realidade brasileira”, declarou Jeanine à Agência Brasil.
- Lidiane Barros, Olhar Direto -

1 comentários:

Lex Luthor disse...

E enquanto isso temos 5,7% do PIB para a Educação... sendo que provávelmente 2% é realmente investido.

Way to go, Brazil. Way to go.