quinta-feira, 18 de abril de 2013

Fãs fazem petição para trocar hino do Brasil por música do Metallica

Uma petição publicada nesta quarta-feira (17) no site Avaaz quer trocar o Hino Nacional do Brasil pela música "...And justice for all", do Metallica. O sucesso da banda norte-americana, de 1988, segundo texto da petição, "é escrito em bom inglês, a língua universal dos dias de hoje, e traz uma letra marcante que clama por justiça". Veja a página da petição.
Até as 13h desta quarta-feira, havia 267 pessoas participando do abaixo assinado. O criador é identificado no site como Edgar C. "O Hino Nacional Brasileiro, apesar de sua música linda, tem uma letra que raros brasileiros entendem. Seu vocabulário arcaico e rebuscado faz com que os brasileiros simplesmente cantem o hino por cantar, sem entender o que estão falando", diz o autor da petição no site.
O objetivo descrito na página da petição é chegar a 100 mil assinantes. Segundo o texto do site, o abaixo-assinado seria entregue para a presidente Dilma.
"...And justice for all" é a faixa-título do quarto álbum de estúdio da banda norte-americana de heavy metal. A faixa tem quase dez minutos e sua letra questiona o funcionamento da Justiça. O texto da petição mostra os versos da música traduzidos para português, como "A Justiça está perdida / A Justiça está violentada / A Justiça se foi" e "Corredores da Justiça pintados de verde / Dinheiro manda".
"A injustiça impera num país onde a impunidade, a corrupção e a 'Lei de Gerson' são a regra e não a exceção. A Justiça só age quando tem interesses próprios motivando sua atitude, ou quando a comoção popular é muito grande. Chega de Justiça para poucos, queremos Justiça para todos!", diz Edgar na página da petição.
O Avaaz, site de ativistas criado nos EUA, foi o mesmo endereço utilizado para publicar uma petição que pede o "impeachment" do presidente do Senado, Renan Calheiros, que tem mais de 1,6 milhões de assinantes.
- G1 -

0 comentários: