quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Carnaval com xixi elétrico

Urina de foliões vira combustível para trio elétrico no RJ

De uma maneira bem inusita, o trio elétrico da ONG AfroReggae arrastou vários foliões pela Avenida Vieira Souto, em Ipanema, na Zona Sul do Rio, na manhã desta segunda-feira (11). O trio foi abastecido e movimentado pela energia gerada da urina dos cariocas.
A iniciativa inédita, chamada "Mijando e Andando", tem o objetivo de reduzir os problemas considerados comuns na época de carnaval, como o mau cheiro e as detenções causadas pelo flagrante de pessoas que urinam nas ruas.
É algo inédito. Na verdade, é o primeiro bloco de carnaval movido a xixi. É uma provocação para motivar as pessoas a fazerem xixi no lugar certo. Hoje a população do Rio adere a projetos legais. Basta uma boa comunicação. É uma inovação divertida", explicou Felipe Medeiros, coordenador de projetos do grupo.
Com o uso de um mecanismo parecido com o das usinas hidrelétricas, o projeto "Xixi Elétrico" começou no sábado (9),  quando um banheiro especial foi instalado no posto 9 da Praia de Ipanema. Em seguida, a urina foi transformada em energia elétrica para manter o trio ligado. Ainda durante o desfile desta segunda, os foliões puderam usar o banheiro do grupo e ajudar a mover o trio com a própria urina.
O bloco, que esse ano teve como campanha a "Luta contra a Aids", tem 170 componentes que cantaram fantasiados de super-heróis. A banda e os cantores seguiram em cima do trio elétrico . Já no chão, percussionistas, ritmistas, circenses e dançarinos dos projetos do Grupo Cultural AfroReggae fizeram a festa carnavalesca.
- G1 -

0 comentários: