quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Trabalho cuiabano em Brasília: Ópera do Malandro

O espetáculo Ópera do Malandro será realizado no 35° Civebra em Brasilia nos dias 25 e 26 de janeiro.
Simone Pompeo, cuiabana, proprietária da escola de Música Sol Maior, foi convidada a ministrar este curso pela primeira vez na grade do Civebra, evento este que conta professores de muitas partes do mundo.

Conceito
A “Ópera do Malandro” é o musical mais genial do teatro Brasileiro. Uma obra
atemporal que trata da dignidade em seu aspecto mais amplo, evidenciando o perfil do anti-herói traçado por Chico Buarque de Hollanda. Ao trazer a cena personagens que lutam para sobreviver, não tendo como primazia a retidão de caráter, como Max (contrabandista), Teresinha (oportunista), o autor revela tipos passiveis de serem encontrados tanto na obra, quanto caminhando por aí nas calçadas brasileiras, fator que deixa a peça mais atual do que nunca.
Essa trama está relacionada a um jogo de traições, mentiras e diversas provocações em que todos tentam tirar vantagens de todos. As novas gerações que não viram a montagem original poderão entender em que contexto foram criados cada desses hits musicais que tocam nas rádios até hoje como: “O meu amor”, “Folhetim”, “A volta do malandro”, “Homenagem ao malandro”, “Geni e o Zepelin”.
Chico Buarque de Hollanda criou uma trama dramatúrgica, apresentada pela primeira vez em 1978, levando o expectador ao bairro da Lapa no Rio de Janeiro da década de 1940, na fase final do Estado Novo.
O espetáculo trabalha com a metalinguagem “o teatro dentro do teatro”.

Sol Maior Produções Artísticas está presente no meio musical de Cuiabá-MT desde 1990, era apenas escola de música. A partir de 2008 passou a ser chamada Sol Maior- Escola de Música e Produções Artísticas sendo dirigida pela musicista Simone Pompeo que já trabalhava com produções e direções artísticas no ramo da música, teatro e musicais desde 1998. Os espetáculos da A Sol Maior Produções seguem o padrão de qualidade do eixo Rio- São Paulo.

0 comentários: