segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Papagaios 'curtem' rock, mas temem música eletrônica, diz estudo

Conhecidos por serem grandes imitadores, os papagaios também têm um variado gosto musical, apontam cientistas da Universidade de Lincoln, no Reino Unido.
Segundo os pesquisadores, músicas pop e rock são apreciadas pelas aves, enquanto que a música eletrônica pode deixar os papagaios angustiados, com medo e avessos à qualquer movimento de dança.
De acordo com o jornal britânico "The Telegraph", a análise foi feita com um par de papagaios-cinzentos, considerados animais de estimação. Eles foram monitorados e descobriu-se que um espécime preferiu uma música mais calma, enquanto que o outro exemplar optou por um som mais pop.
O estudo, que será divulgado em breve na revista “Applied Animal Behaviour Science”, aponta que as aves analisadas esboçaram movimentos rítmicos -- mexendo as cabeças e pernas -- durante a execução de músicas de rock e folk.
No entanto, nenhum animal teria “apreciado” música eletrônica, que, segundo a pesquisa, teria deixado os papagaios angustiados.
A pesquisa envolveu inicialmente três papagaios-cinzentos. Eles escutaram uma sequência de sons que compreendiam músicas da banda irlandesa de rock U2 ao da cantora de folk Joan Baez.
Acidentalmente, os papagaios ouviram sons eletrônicos do Prodigy e Chemical Brothers – preferidas dos pesquisadores. Os estudiosos verificaram uma aversão dessas aves ao ritmo.
- G1 -

0 comentários: