terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Cinema

Estreia nos cinemas: "O Hobbit - Uma Jornada Inesperada"
Fantasia - (The Hobbit - An Unexpected Journey) EUA/Nova Zelândia, 2012. Direção: Peter Jackson. Elenco: Martin Freeman, Ian McKellen, Richard Armitage, James Nesbitt, Adam Brown, Aidan Turner, Dean O'Gorman, Graham McTavish, John Callen, Stephen Hunter, Mark Hadlow, Manu Bennett, Peter Hambleton, Ken Stott, Jed Brophy, William Kircher, Jeffrey Thomas, Mike Mizrahi, Cate Blanchett, Hugo Weaving, Elijah Wood, Andy Serkis, Sylvester McCoy, Lee Pace, Bret McKenzie, Barry Humphries, Benedict Cumberbatch. Duração: 169 min. Classificação: 12 anos.
Peter Jackson havia anunciado o desejo de adaptar "O Hobbit" para o cinema logo no início da produção de sua trilogia "O Senhor dos Anéis". As obras são complementares. O autor, Tolkien, escreveu primeiro "O Hobbit" e ficou tão entusiasmado que decidiu criar uma saga completa, um novo mundo e inúmeros personagens. Assim surgiu "O Senhor dos Anéis", uma obra com mais de 700 páginas. E aqui está a questão principal. O livro "O Hobbit" tem 300 páginas e, mesmo assim, Peter Jackson preferiu fazer uma nova trilogia. Esse "Uma Jornada Inesperada" é o primeiro e, se por um lado é fiel na concepção das sequências, Jackson também toma várias liberdades de criação e torna seu filme cansativo e arrastado - pois é preciso deixar alguma coisa para mais dois capítulos. Aqui, a história traz o mago Gandalf (Ian McKellen) e 13 anões que formam sua companhia. A eles ainda se junta Bilbo Bolseiro (Martin Freeman) para uma jornada até a Montanha Solitária, onde eles tentarão recuperar os pertences dos anões que foram roubados pelo dragão Smaug.

Indicados ao Critics Choice Awards
A temporada do tapete vermelho que antecede o Oscar já teve início e assim já começam as apostas para os melhores do ano. Ao que tudo indica, "Lincoln", a cinebiografia do ex-presidente norte-americano dirigida por Steven Spielberg, é sério candidato a arrebanhar os principais prêmios. É o que demonstra a lista dos concorrentes ao Critics Choice Awards. "Lincoln" obteve indicações em 13 categorias, incluindo Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Diretor e Melhor Atriz. "Os Miseráveis", adaptação do clássico escrito por francês Victor Hugo, aparece em seguida com 11 indicações e "O Lado Bom da Vida" vem na rabeira com 10. A adaptação "As Aventuras de Pi", de Ang Lee, foi indicada em nove categorias. "Argo", "007 - Operação Skyfall" e "O Mestre" concorrem em sete categorias cada.

Indicado ao SAG Awards
Apesar de sua importância no cenário de premiações, o Critics Choice não tem lá um poder de influência tão grande quanto o SAG Awards, concedido pelo Sindicato dos Atores de Hollywood. Isso porque muitos dos sindicalizados no Screen Actors Guild também são votantes da Academia, o que se torna fator determinante no Oscar. A organização do SAG Awards também anunciou sua lista completa de concorrentes e igualmente aponta "Lincoln" e "O Lado Bom da Vida" como preferidos - cada um com quatro indicações. Vale lembrar que o SAG, além dos prêmios para os melhores no cinema, também premia os destaques do ano entre as séries e programas de TV. Os vencedores serão anunciados no dia 27 de janeiro.

Indicados ao Globo de Ouro
Assim como o Screen Actors Guild, a Associação de Imprensa Estrangeira em Hollywood - que entrega anualmente os prêmios Globo de Ouro - também premia as produções e seus astros na TV e no cinema. O Globo de Ouro, considerado o maior termômetro para o Oscar, anunciou essa semana seus indicados numa cerimônia apresentada por Megan Fox, Ed Helms e Jessica Alba. Repetindo a tendência anunciada nas outras premiações, aqui também o grande favorito é "Lincoln", que lidera a disputa com sete indicações - entre elas, Melhor Filme, Melhor Ator e Melhor Diretor. "Argo", assinado por Ben Affleck, foi indicado em cinco categorias, enquanto "O Lado Bom da Vida" e "A Hora Mais Escura" disputam quatro indicações cada. "Django Livre", novo trabalho de Quentin Tarantino, também concorre em quatro categorias, mas tem cinco indicados, uma vez que Leonardo DiCaprio e Christoph Waltz disputam juntos como Melhor Ator Coadjuvante. A filha do diretor Clint Eastwood, Francesca Eastwood, foi escolhida a Miss Globo de Ouro deste ano, mas a atriz ainda não confirmou sua presença na cerimônia. A premiação será realizada em Los Angeles, no dia 13 de janeiro.

Almodóvar volta a fazer comédia rasgada
Foi divulgado nesta semana o primeiro trailer teaser do novo filme de Pedro Almodóvar, "Os Amantes Passageiros". O diretor espanhol, pela primeira vez desde "Kika", lançado em 1993, volta a fazer uma comédia rasgada. O título do filme tenta traduzir de forma direta a trama ambientada dentro de um avião, quando várias situações vão surgindo e envolvendo os inúmeros personagens. De acordo com o produtor Agustín Almodóvar, irmão do cineasta, o filme busca uma fórmula que remete ao clássico "Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos" (1989), mas "um pouco mais picante e transgressor". Javier Camara, Lola Duenas (Volver), Cecilia Roth (Tudo sobre Minha Mãe), Carlos Areces, Raul Arevalo e José Maria Yazpik fazem parte do elenco de "Os Amantes Passageiros", cuja estreia está marcada para o segundo trimestre de 2013 na Espanha.

- Marcos Petrucelli, CBN -

0 comentários: