segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Cinema

Estreia nos cinemas: "007 - Operação Skyfall"
Diretor: Sam Mendes; Roteiristas: Neal Purvis, Robert Wade, John Logan; Elenco: Daniel Craig, Helen McCrory, Ralph Fiennes, Bérénice Marlohe, Ben Whishaw, Javier Bardem, Naomie Harris, Judi Dench. Neste 23º filme do espião James Bond, a lealdade do agente 007 a M é testada quando o passado dela volta a assombrá-la. Com o MI6 sob ataque, Bond deve rastrear e destruir a ameaça, mesmo que isso tenha um custo pessoal. O filme sai com muito atraso após inúmeros problemas de produção - principalmente quando os trabalhos foram interrompidos em função da falência da MGM. Mas felizmente, para todos os fãs da série, as coisas retomaram seu rumo. Com a direção do britânico Sam Mendes, o primeiro diretor de grife que assume a franquia, esse 007 traz muito de um cinema autoral e que usa de várias referências. Mas o público acostumado às aventuras de James Bond não irá se decepcionar.

Idris Elba poderá ser o primeiro James Bond negro
E por falar em James Bond, parece que um antigo rumor voltou a circular. Especificamente aquele dando conta de que os produtores da série ensaiam a contratação do primeiro 007 negro na história da franquia. E quem deu corda para a notícia foi Naomie Harris, uma das atrizes que fazem parte do elenco de "Skyfall". Em entrevista ao The Huffington Post, Naomie revelou que Idris Elba ("Prometheus") tem tudo para assumir o personagem no lugar de Daniel Craig. De acordo com a atriz, Idris Elba teria inclusive feito encontros com a produtora Barbara Broccoli, responsável pelos filmes do agente secreto desde o primeiro. Mas é fato que a entrada de um novo ator ainda deve demorar bastante, uma vez que Craig assinou contrato para mais dois títulos da série. Além disso, um 007 negro com Idris Elba depende também da enorme disputa pelo papel. Há quem afirme que Michael Fassbender, Hugh Jackman e Tom Hardy também estão de olho no papel, o que vai tornar a disputa bastante acirrada. Adicionalmente, vale destacar que Christopher Nolan estaria sendo cotado como diretor. Mas essa é outra história.

Estreia nos cinemas: "Gonzaga - De Pai pra Filho"
Diretor: Breno Silveira; Elenco: Nivaldo Expedito de Carvalho, Júlio Andrade, Nanda Costa. A história do relacionamento conflituoso entre Luiz Gonzaga, cantor de enorme apelo popular conhecido como o rei do baião, e seu filho Gonzaguinha, que também seguiu a carreira musical, mas que nunca foi valorizado como artista pelo pai. Baseado em gravações reais feitas entre os dois músicos, o filme pretende representar uma homenagem a Luiz Gonzaga no centenário de seu nascimento, em 2012.

Estreia nos cinemas: "7 Dias em Havana"
Diretores: Laurent Cantet, Benicio Del Toro, Julio Medem, Elia Suleiman, Juan Carlos Tabío, Pablo Trapero, Gaspar Noé; Elenco: Josh Hutcherson, Daniel Brühl, Emir Kusturica, Elia Suleiman, Melissa Rivera, Jorge Perugorría. Sete histórias, assinadas por diretores diferentes, ambientadas na capital de Cuba ao longo de uma semana. Benicio Del Toro abre o filme com o conto de um jovem ator que vai para Cuba estudar cinema. Ele é chamado de Yuma pelos locais em referência, explica o balconista de um bar, ao filme "3:10 to Yuma" (Galante e Sanguinário no Brasil), estrelado por Glenn Ford em 1957 – que teria se destacado entre as produções permitidas pelo regime comunista na década de 1960. "Jam Session", do argentino Pablo Trapero, traz o diretor sérvio Emir Kusturica interpretando a si mesmo - e grande homenageado do Festival de Havana. "A Tentação de Cecilia", do espanhol Julio Medem, é o drama de um cubano na busca por uma vida melhor fora da ilha e ainda de uma jovem seduzida por um empresário europeu. O diretor palestino Elia Suleiman dirige "Diário de um Principiante", em que coloca-se no centro da história na pele de um visitante que aguarda ser recebido por Fidel Castro. Gaspar Noé assina "Ritual", focando em um exorcismo homofóbico, quando uma filha é submetida a um rito de purificação depois que os pais a surpreendem na cama com outra garota. "Doce-amargoA, do cubano Juan Carlos Tabío, fala da odisseia de um casal - ela psicóloga, ele um militar aposentado - para reforçar a renda familiar com a venda de alguns doces. E por fim, "A Fonte", do francês Laurent Cantet, mostra o sincretismo religioso cubano, acompanhando o esforço dos moradores de um cortiço para atender os desejos de uma mãe de santo: uma fonte para a Virgem Maria no meio da sua sala.

Johnny Depp cotado para estrelar ficção "Transcendence"
Depois do Oscar recebido pelo belo trabalho em "A Origem", Wally Pfister vai estrear na direção com o filme "Transcendence", ficção científica escrita pelo novato Jack Paglen e descrita como uma mistura de "2001" e "A Origem". Na trama, um homem cria um computador que desenvolve uma consciência maligna. Uma das principais vítimas é um pai de família que termina sugado para dentro da máquina. Pfister, constante colaborador de Christopher Nolan (é o responsável pela fotografia de todos os filmes do diretor desde "Amnésia"), está começando a escalar seu elenco e já tem pelo menos um nome praticamente definido. Johnny Depp, que no momento negocia para protagonizar justamente o personagem do pai. Segundo informou Hollywood Reporter, Depp estaria pedindo US$ 20 milhões de cachê, mais 15% da bilheteria total. Ainda sobre o elenco, fala-se que Noomi Rapace (que já se encontrou com Pfister) e de Christoph Waltz (que recebeu uma proposta para uma vaga de coadjuvante) estariam com contrato prestes a ser assinado. Além disso, James McAvoy e Tobey Maguire estão na disputa para o outro papel masculino de protagonista. "Transcendence" deverá ser rodado no início de 2013, com lançamento da Warner.

- Marcos Petrucelli, CBN -

0 comentários: