quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Fogo já consumiu 10% do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães

Ao menos 16 mil hectares divididos entre o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães e a área de preservação do Estado já foram consumidos no incêndio que já dura quase uma semana.
A estimativa é do coordenador geral do Centro Integrado Multiagências de Monitoramento e Resposta a Incêndios Florestais (Ciman-MT), coronel do Corpo de Bombeiros Júlio Cezar Rodrigues, que acredita que deste total 3 mil hectares queimados são do Parque Nacional e 13 mil da área de preservação do Estado.
Na manhã desta quinta-feira o Corpo de Bombeiros enviou uma equipe de 20 militares para continuar o combate ao fogo. Somados aos 18 brigadistas do Instituto Chico Mendes (ICMBIO) e a 10 da Aeronáutica, ao todo 48 homens trabalham para cessar as chamas.
O Parque Nacional de Chapada dos Guimarães tem ao todo 32 mil hectares, isso significa que 10% já foi consumido pelas chamas. No último grande incêndio registrado na mesma localidade em 2010, 14 mil hectares foram destruídos.
“Ontem conseguimos controlar a frente principal do incêndio e hoje o nosso foco são os flancos. O problema é que a área é toda de morros e de difícil acesso, além disso não há fontes próximas de água para abastecimento das bombas costais e os brigadistas acabam tendo que utilizar basicamente os abafadores no trabalho”, afirma.
O que se sabe até agora é que os vários focos já identificados tiveram origens diversas. Segundo o ICMBIO, um pode ter começado num acampamento e outros provavelmente se iniciaram de faíscas de churrasqueira de turistas.
- Olhar Direto -

0 comentários: