segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Dica do Mundomax: Como montar um Set de Pedais

Continuação do artigo Pedal para Guitarra: Efeitos. Nele, falamos dos efeitos de distorção, overdrive, chorus, delay, Flanger, Wah-Wah e reverb. Hoje vamos falar em como montar este set up de pedais compactos.
Não existe maior prazer para um guitarrista do que escolher os seus pedais de efeito, mas esta é apenas a primeira parte, porque a partir daí vem a hora de montar o Set Up, e começam as dores de cabeça: Cabos, ligações, peso, transporte, alimentação, mal-contato, cabo que não funciona… mas, não se preoc
Linkupe, porque esta é uma missão para Mundomax. Vamos lá:
Case ou Pedalboard – Se você quer um Set Up de pedais decente, no mínimo, um pedalboard é indispensável. Mas caso você não queira um case, pode ter certeza que vai ser um pluga/despluga danado, que além de incomodar, desgasta, dá trabalho e é ruim de transportar. A Landscape possui vários modelos de pedalboard e cases. O Case para 12 Pedais PB12 é uma beleza de produto e é grande o suficiente para caber Wah-Wah e pedais maiores, além de vir com a fonte de alimentação. Veja outros modelos Aqui.
Cabos – Não economize naqueles pequenos cabos de plugar um pedal no outro. Se você optou em usar pedais compactos, faça a coisa certa e invista em cabos de qualidade. Preste atenção, cabos ruins produzem chiado, roubam sinal, dão mal contato, e o pior: quando você mais precisa, eles pifam. Para não ter dor de cabeça, indicamos o Cabo da linha Master Textil da HAYONIK, ele possui malha com blindagem trançada em cobre e película de carbono semi condutiva, com 100% de eficiência contra interferências e chiados, além de ser extremamente resistente.
Alimentação – Aqui você deve dedicar maior atenção, confira o consumo de cada pedal. Uma única fonte de 200mA pode não dar conta de alimentar todos os seus pedais. Por exemplo, um pedal Wah-Wah consome muito mais energia que um Distortion, se for Cry Baby, por exemplo, você vai precisar alimentá-lo separadamente dos outros pedais, com baterias ou outra fonte. Uma fonte muito boa, compacta e principalmente barata, o que facilita você comprar mais do que uma, é a Fonte Bos950 da HAYONIK, ela garante uma alimentação com tensão de 9Vdc livre de ruídos e sem variações, com capacidade de fornecimento de corrente de até 500mA.
Mais a diante a Mundomax disponibilizará um artigo sobre a famosa “Ordem dos Pedais”, dando dicas de qual a melhor forma de você tirar 100% de proveito dos seus pedais de efeito. Na Mundomax você encontra muitos pedais e acessórios para os Set Up de pedais. Confira.
- Mundomax -

0 comentários: