quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Paul Simon e Yo-Yo Ma recebem prêmio "Nobel da música"

O cantor Paul Simon e o violoncelista Yo-Yo Ma foram coroados nesta terça (28) no Konserthus de Estocolmo com o prêmio Polar 2012, uma espécie de "Nobel" da música internacional. Segundo a decisão do júri, Yo-Yo Ma, "o maior violoncelista do nosso tempo", foi premiado por ter dedicado "seu virtuosismo e seu coração às viagens da prospecção musical ao redor do mundo".
"Yo-Yo Ma é a prova vivente que a música é comunicação, paixão e habilidade para compartilhar experiências", completou o júri. O músico americano de origem chinesa, que fez questão de agradecer o apoio recebido por sua família ao longo da carreira, definiu a música que sai de seu violoncelo como a "ponta de um iceberg" que sai por trás de seus ideais e valores.
No caso de Paul Simon, que despontou para música ao lado de Art Garfunkel, no duo Simon & Garfunkel, o júri foi ainda mais enfático ao descrever a importância do "compositor de classe mundial". Segundo o Polar, a música de Simon, que possui mais de cinco décadas de carreira, "cria pontes não só sobre águas turbulentas, mas sobre oceanos inteiros, reunindo os continentes do mundo com sua canção".
- IG -

0 comentários: