quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Curiosity: música é transmitida de outro planeta para Terra pela 1ª vez

Pela primeira vez na história, uma canção gravada foi irradiada para a Terra a partir de outro planeta. Convidados se reuniram nesta terça-feira no Laboratório de Propulsão a Jato (JPLn na sigla em inglês) da NASA, na Califórnia, para escutar Reach for the Stars, do rapper americano will.i.am, depois de a música ser transmitida pela Curiosity em Marte. Após completar uma longa jornada da Terra até o planeta vermelho e voltar, as ondas orquestrais encheram o auditório. A música é uma homenagem do cantor à uma de suas paixões: a ciência. As informações são da Nasa.
"Marte sempre nos fascinou, e o que a Curiosity vai nos dizer sobre nos ajudará a entender se a vida foi ou não possível no planeta", disse o diretor da Nasa, Charles Bolden, por vídeo. No discurso de abertura, o administrador associado para a educação e astronauta Leland Melvin homenageou Neil Armstrong, primeiro homem a pisar na Lua, morto no sábado. "A pegada de Neil na Lua deixou uma marca indelével na história. Talvez um dos estudantes aqui hoje vá ser o primeiro a deixar uma pegada em Marte", declarou.
Na ocasião, o músico will.i.am defendeu o ensino de ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática (Steam, na sigla em inglês). Os engenheiros da Nasa falaram aos participantes sobre a missão e dos sistemas orbitais envolvidos em obter o arquivo da música de volta de Marte.
Durante o evento, a I am Angel Foundation, de will.i.am, e a Discovery Education anunciaram uma iniciativqa de U$ 10 milhões para educação em sala de aula.
- Terra -

0 comentários: