sábado, 28 de julho de 2012

"Perdi meu amor na balada" leva Nokia ao Procon e ao Conar

Cuidado com os compartilhamentos, pedidos de ajuda, comoções coletivas, etc. Acontece em emails e redes sociais com muita frequência. Geralmente você está embarcando de gaiato numa campanha publicitária. E isto não é novidade.

Matéria da Exame:
A Nokia vai ter de prestar esclarecimentos sobre a campanha viral "Perdi meu amor na Balada" ao Procon-SP, órgão de defesa do consumidor, e ao Conar, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária. As entidades investigam se a ação de marketing violou direitos dos consumidores, já que não estava identificada desde o início como publicidade.
No Conar, a representação foi aberta ontem, com base nas reclamações de 10 consumidores. Segundo o órgão, o processo enquadra-se no artigo 9º do código de autorregulamentação publicitária, que diz que toda campanha publicitária deve ser ostensiva e necessariamente identificada como propaganda.
A ação deve ser julgada nos próximos 30 dias.
Já no Procon, a investigação não foi instaurada com base nas reclamações de consumidores, e sim por uma observação do próprio orgão, de que a campanha poderia estar violando o direito do consumidor no que diz respeito à ausência de comunicação de que a ação se tratava se publicidade.
De acordo com o diretor executivo da Fundação Procon-SP, Paulo Arthur Góes, o CDC é claro: "A comunicação de natureza publicitária deve ser veiculada de tal forma que o consumidor, fácil e imediatamente, a identifique como ta."
O processo pode levar até 120 dias para ser concluído. Caso o Procon-SP constate que a Nokia desrespeitou o código de defesa do consumidor, a empresa pode receber uma multa que varia de R$ 400 a R$ 6,5 milhões.
Procurada por EXAME.com, a Nokia afirmou que ainda não recebeu nenhuma notificação formal, e que por esse motivo, não se manifestaria sobre o assunto.
"Perdi meu Amor na Balada"
A campanha começou no dia 10 deste mês, com um vídeo postado no YouTube em que o jovem Daniel Alcântara supostamente pedia a ajuda das pessoas para encontrar Fernanda, uma garota que conhecera em uma casa noturna de São Paulo.
A história, até então, não estava identificada como publicidade, e foi intensamente compartilhada em redes sociais por internautas que se comoveram com o apelo do rapaz.

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