terça-feira, 24 de julho de 2012

Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito acontece entre os dias 23 e 27 de julho no colégio Liceu Cuiabano

“Toda a arte é completamente inútil”. Frase do notável escritor irlandês, Oscar Wilde (1854/1900). Wilde, certamente, não queria desmerecer o fazer artístico. Referia-se aos préstimos utilitários da arte. Uma obra de arte é algo bastante diferente de uma cadeira, cama, mala, uma televisão, uma geladeira etc... Arte e utilidades práticas não combinam muito.
Você pode até pensar como Wilde, e ser até mais radical do que ele, afirmando que a arte pra nada serve, exceto para alimentar a alma. Mas, na educação, por exemplo, as artes bem que auxiliam. E muito. Têm um poder de sensibilização peculiar. Um belo exemplo dessa finalidade educacional da arte vem sendo praticado aqui em Mato Grosso já há vários anos. E a partir de amanhã, segunda-feira (23), está na hora de conferir esse exemplo.
É a fase final da 9ª Edição do Fetran – Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito acontecerá entre os dias 23 e 27 de julho no tradicional colégio Liceu Cuiabano, em Cuiabá. O festival, que tem o objetivo de conscientizar os futuros condutores da importância das boas práticas no trânsito através do teatro, chega à final com 16 peças teatrais disputando uma vasta premiação e uma viagem cívico-cultural para Brasília.
Os espetáculos, a partir de segunda-feira, são encenados nos períodos vespertino e noturno. São os classificados das etapas anteriores, que irão disputar a grande final e foram vencedores das etapas regionais que aconteceram em: Comodoro e Pontes e Lacerda (Etapa Guaporé), entre os dias 2 e 10 de maio; Primavera do Leste (Etapa Pantanal), entre os dias 21 e 25 de maio; Sorriso (Etapa Nortão), entre os dias 11 e 15 de junho; Nova Xavantina (Etapa Araguaia), entre os dias 25 e 29 de junho, e Nossa Senhora do Livramento (Etapa Cuiabana) entre os dias 09 e 13 de julho.
No total, 98 escolas públicas e particulares, de 25 municípios do estado de Mato Grosso inscreveram 100 peças teatrais no festival, que a partir deste ano passou a ser dividido em quatro categorias: educação infantil (até 11 anos), infanto-juvenil (12 a 15 anos), juvenil (a partir de 16 anos) e educação especial (todas as idades). Em cada etapa regional foi selecionado um espetáculo de cada categoria.
Os espetáculos vencedores das etapas regionais já foram premiados com computadores, televisores, aparelhos de dvd. Mas com certeza, o melhor prêmio é o aprendizado e a conscientização dos alunos.
A partir de segunda-feira, 23 de julho, as escolas finalistas chegarão a Cuiabá para disputar a etapa estadual. Nesta etapa, serão premiados os melhores espetáculos de cada categoria, o melhor texto, a melhor direção, o melhor ator e a melhor atriz, e o ator e atriz revelação. Os prêmios serão computadores, televisores, notebooks, aparelhos de DVD, data-show e MP 5. Além disso, os primeiros colocados em cada categoria também serão premiados com uma viagem de uma semana para Brasília – DF, com hospedagem, alimentação, transporte e passeios culturais.
A solenidade de abertura da 9ª edição do Fetran acontece besta segunda às 14h. O espetáculo “Honestidade pode salvar vidas” da Escola Especial Estrela Dourada / APAE, de Pontes e Lacerda, abrirá o Festival. Todos os dias quatro peças irão se apresentar no palco do teatro do colégio Liceu Cuiabano.
A qualidade dos espetáculos impressiona e promete emocionar e encantar o público. Somente este ano, mais de 12.000 pessoas já assistiram as apresentações do Fetran nas 5 etapas regionais e a estimativa da organização do evento é que mais de 5000 assistam aos espetáculos da etapa estadual próxima semana.
O encerramento do Fetran 2012 será sexta-feira, 27 de julho, a partir das 19h30. Neste dia, haverá a apresentação do espetáculo convidado Vasos, do grupo Faces Jovem, de Primavera do Leste. Logo após ocorrerá a premiação dos espetáculos e dos alunos/professores vencedores e a cerimônia de encerramento.
O QUE É O FETRAN
É o Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito promovido pela 2ª Superintendência Regional da Polícia Rodoviária Federal em Mato Grosso (PRF/MT), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN/MT), com a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC/MT), com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, com as Prefeituras Municipais das cidades que sediam as etapas regionais e várias outras entidades públicas e empresas privadas.
O FETRAN foi criado pela Polícia Rodoviária Federal, em Mato Grosso, no ano de 2004 e se consolidou como o maior projeto de Educação para o Trânsito no Brasil. Ele utiliza o teatro como ferramenta para sensibilizar crianças e adolescentes da necessidade de se conhecer as normas e leis que regem o trânsito brasileiro, contribuindo para a construção de um trânsito mais seguro.
Desde a sua criação, somente em Mato Grosso, mais de 3.000 alunos participaram do festival como atores e atrizes e mais de 200.000 pessoas já assistiram aos espetáculos teatrais. (com assessoria)
- Lorenzo Falcão, Diário de Cuiabá -

0 comentários: