sábado, 21 de julho de 2012

Faça backup de sua conta no GMail com o Gmvault

Imagine um aplicativo que lhe permite fazer, sem esforço, um backup completo de todo o conteúdo de sua conta no GMail em seu PC. Que seja capaz de mover todo o seu histórico de mensagens, com marcadores e tudo mais, para uma nova conta no GMail com o apertar de um botão. Que seja completamente gratuito, funcione tanto em PCs com Windows, com Linux ou Macs, cuja configuração leve menos de um minuto e que não exija privilégios de administrador para instalar ou usar? Se parece bom demais para ser verdade, acredito que você irá ficar agradavelmente surpreso com o Gmvault
O Gmvault foi criado para lidar exclusivamente com e-mail, então não é capaz de fazer backup de seu calendário ou de informações do Google Apps. E por enquanto não tem uma interface gráfica: é um aplicativo em modo texto, com o qual você interage digitando comandos. Pode parecer assustador, mas você só precisa conhecer dois comandos simples para usá-lo: Sync (para fazer um backup) e Restore (para restaurar as mensagens em uma nova conta).
O programa sequer pede sua senha do GMail, já que usa o método OAuth para autenticação: uma janela do navegador é aberta, e basta fazer login em sua conta do GMail e autorizar o aplicativo a ter acesso aos seus dados. Se você preferir, também pode informar a senha diretamente, mas este é um método menos seguro.
Quando você dá um comando ao Gmvault ele se põe a trabalhar, lhe informando sobre o progresso em linhas de texto na tela enquanto faz o backup de sua conta, mensagem por mensagem. As mensagens baixadas são preservadas como dois arquivos: um contendo os metadados associados a ela, e o outro com uma cópia comprimida (no formato .GZ) da mensagem propriamente dita. O sistema de arquivos é organizado de uma forma lógica, e cada mês tem sua própria pasta. Você também pode desabilitar a compressão, se quiser.
Você não precisa fazer o backup de sua conta de e-mail inteira: testei baixando apenas os dois últimos meses de mensagens, o que gerou um total de 13.546 arquivos (6.773 mensagens no total), ocupando 268 MB de espaço em disco. O programa “travou” uma vez durante o download, mas eu simplesmente interrompi sua execução (teclando Ctrl+C), o rodei de novo e ele continuou de onde parou. O download levou algumas horas em minha conexão à Internet, que não é das mais rápidas, mas foi feito sem maiores problemas e sem atrapalhar meu uso do GMail durante o período.
Depois de fazer o backup, criei uma nova conta no GMail e usei o Gmvault para “restaurar” as mensagens do Backup na nova conta, simulando uma migração. O processo funciona muito bem, e as mensagens foram restauradas sem nenhum problema, com seus marcadores e metadados perfeitamente intactos. A exceção são os indicadores de prioridade, que não são incluídos no processo de backup.
Ou seja, o Gmvault teve um desempenho excepcional, fez justamente o que prometeu e com zero incômodo. O único problema que encontrei foi que o processo de restauração das mensagens congestionou severamente minha conexão à internet, tornando a navegação bastante lenta. O problema pode ser resolvido executando o processo durante a madrugada, quando você não estiver navegando.
O Gmvault é um utilitário open-source e completamente gratuito, mas os desenvolvedores aceitam doações.
- PC World -

0 comentários: