terça-feira, 3 de julho de 2012

Cinema

"O Palhaço" é favorito ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro
Dirigido por Selton Mello, "O Palhaço" é o filme que recebeu o maior número de indicações ao 10º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. São 13 categorias ao todo, incluindo Melhor Diretor e Ator para o próprio Selton Mello. Esta é a segunda produção dirigida por ele - a primeira foi "Feliz Natal". "O Homem do Futuro", assinado por Cláudio Torres, recebeu 11 indicações. Logo em seguida vem "Bróder", de Jeferson De, com 10, e Bruna Surfistinha, de Marcus Baldini, com 9. Wagner Moura concorre duas vezes na categoria de Melhor Ator, por "Vips" e "O Homem do Futuro". Na categoria de melhor longa documentário concorrem: "À Margem do Lixo", de Evaldo Mocarzel; "As Canções", de Eduardo Coutinho; "Diário de uma Busca", de Flavia Castro; "Lixo Extraordinário", de João Jardim; "Quebrando o Tabu", de Fernando Grostein Andrade; e "Rock Brasília", de Vladimir Carvalho. O cineasta Cacá Diegues ("Deus é Brasileiro") será o grande homenageado desse ano. Ainda não foram anunciados a data e o local da premiação.

Matt Damon e Jeremy Renner podem estar juntos em "O Legado Bourne"
Essa era a vontade do diretor e roteirista Tony Gilroy, que escreveu a primeira trilogia Bourne, e afirmou ao site da revista Empire que gostaria de ver Jeremy Renner atuando ao lado de Matt Damon em "O Legado Bourne", o que seria o quinto filme da franquia. Ocorre que para isso o roteiro teria de se desdobrar para criar uma trama plausível. Isso porque o personagem Jason Bourne, interpretado por Matt Damon, não aparece originalmente na história escrita por Eric Van Lustbader e Robert Lundlum - apesar de trazer o sobrenome Bourne no título, ela não tem nada a ver com a obra literária. Gilroy, no entanto, confirmou que o novo projeto deve contar com Rachel Weisz, Edward Norton, Oscar Isaac, Joan Allen, Albert Finney, Stacy Keach e Scott Glenn no elenco. "O Legado Bourne" estreia em 3 de agosto nos cinemas americanos e 24 no Brasil.

Jackie Chan cancela aposentadoria e prepara novo projeto
O ator chinês mais conhecido do ocidente, Jackie Chan havia anunciado a aposentadoria, mas o descanso durou pouco. Mestre em artes marciais, Chan avisou que logo mais estará em novo projeto. Ainda sem título definido, a ideia de Chan é uma comédia de ação sobre um detetive que precisa encontrar um gângster norte-americano que fugiu de uma dívida com o dono de um cassino em Macau. O roteiro já está sendo escrito por Jay Longinoto. Além de fazer o papel central (o detetive), Chan também vai produzir o longa ao lado de Esmond Ren e David Gerson. Hong Kong, Macau, Leste Europeu e China devem ser as locações principais.

Filme sobre Carmen Sandiego contrata roteirista
Personagem que ficou famosa nos jogos de computador lá nos anos de 1980, Carmen Sandiego era uma personagem cobiçada para ganhar adaptação aos cinemas desde meados dos anos 1990. Vários projetos foram anunciados, mas nenhum saiu do papel. Em 1995 foi lançado pela Fox um desenho animado para TV com a personagem. O desenho foi exibido no Brasil entre os anos 1990 e 2000, transmitido pela Rede Globo. Passado tanto tempo, novamente fala-se de um longa de ação com a famosa ladra internacional Carmen Sandiego. Para tanto, segundo informou o site The Hollywood Reporter, o roteirista Darren Lemke ("Shrek para Sempre") foi contratado para escrever "Where in the World is Carmen Sandiego?". Os direitos de adaptação do game foram comprados pela Walden Media em 2011. A cantora e atriz Jennifer Lopez foi chamada para produzir o projeto. Comenta-se que a própria Jennifer interprete a protagonista.

14º FICA leva cinema, shows e workshops à Cidade Goiás
O 14º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA) teva início no dia 26 de junho e segue até 1º de julho na Cidade de Goiás. Entre as principais atrações do evento estão as mostras competitivas de longas, médias e curtas metragens, shows de Caetano Veloso, Nando Reis e Banda Imperial e uma mostra paralela com filmes de sucesso como “Trabalhar Cansa”, “Bye Bye Brasil” e Paraísos Artificiais”. Entre os convidados especiais, presenças confirmadas da atriz Leandra Leal, dos cineastas Eduardo Escorel, Carlos Gerbase e Cão Hambúrguer, do escritor e ambientalista Fernando Gabeira, da jornalista Paula Saldanha, do professor, escritor e pesquisador de cinema Ismail Xavier, do filósofo e colunista Vladimir Safatle e do homenageado especial do evento, o ator José Wilker. A Mostra Competitiva traz 19 filmes do Brasil, Alemanha, Bolívia, Guiné Equatorial, China, Portugal e República Tcheca que disputam R$ 160 mil em prêmios. Na edição desse ano os brasileiros são maioria, com 13 produções vindas de Pernambuco, Rio de Janeiro, Amazonas, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná. Além dos filmes e shows, o 14º FICA conta com palestras, debates, exposições, seminários e programas paralelos que envolvem cinema, meio-ambiente, música e cultura.


- Marcos Petrucelli, CBN -

0 comentários: