quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Como regular sua mesa de som (para iniciantes)

É comum a pessoa comprar uma mesa de som e não conseguir nunca atingir uma equalização perfeita. Diversas são as reclamações sobre este tema: O som fica muito poluído, fica apitando, o reverb fica fraquíssimo, ou muito forte, dá muita microfonia, ás vezes no meio do uso, faz um múúúú fortíssimo, que atrapalha tudo.
Certa vez, num curso de áudio que fiz com um grande profissional da área, senhor Mário, ele disse algo que eu perseguia a vida toda, e que gostaria de ter ouvido há muitos anos, e que depois de ouvir, resolveu definitivamente todos os problemas de áudio que eu tive na vida. Trata-se do segredo praticado pelos maiores profissionais de áudio do mundo, e que consiste em algo simples:
"O segredo não é acrescentar o que está faltando... É somente tirar o que está sobrando..."
É comum o ganho de agudo estar aberto, e a pessoa dizer ou achar que está muito agudo e sair aumentando o grave desproporcionalmente... Esta atitude, acaba poluindo o som, aumentando as frequências no parâmetro geral, gerando microfonias, e reverberação natural excessiva em ambientes pequenos.
O correto é, primeiro, limpar o som. Está muito grave? Não coloque agudo. Tire o grave gradualmente até atingir um nível médio satisfatório, e depois vá complementando com o médio, e depois um pouco de agudo.
Assim você atingirá uma sonoridade surpreendente.
Observe também, se o ambiente possui azulejos, poucos móveis ou mesas perto... Isso gera uma reverberação natural, que dispensa o uso de reverb na mesa. O reverb nada mais é que preenchimento de ambiência. E quando o ambiente já é preenchido naturalmente, a sobrecarga de estímulos de preenchimento dessa ambiência, acaba fazendo "embolar o som".
O principal é você saber que é capaz de resolver TUDO com apenas um pouquinho de força de vontade, por mais complexa que seja a aparelhagem de áudio.
Sabendo este pequeno conselho, você ganhará confiança nas suas equalizações, e ainda melhor, ganhará com a qualidade de áudio que fornece ao ouvido das demais pessoas.
Eduardo Roz

...........
Já foi manchete na Folha:
"Planalto usa Fundo Social de Emergência para comprar goiabada."

2 comentários:

Osvaldo Tancredo disse...

Neste post, basta apenas ler o que está grifado... é o suficiente.
E é exatamente o que tento dizer a todos e dificilmente me dão atenção (rs).
buáaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Edina Cosya disse...

Obrigada, Osvaldo.